GRUPOS TECNOLÓGICOS

Conheça os grupos tecnológicos que atuam nu HUB!

Logo da empresa Reploymer
Áreas de Atuação

Reciclagem Química: inovamos na reciclagem química de polímeros, recuperando os precursores (monômeros e oligômeros), comercializando-os e reinserindo-os na cadeia produtiva em escala industrial. Nosso objetivo é promover o escalonamento da produção e aumentar a autonomia do setor brasileiro na reciclagem de polímeros.

Produção de nanofibras: desenvolvemos biomateriais não-tóxicos que são absorvidos naturalmente pelo tecido epitelial. Matrizes biocompatíveis e de baixo custo que liberam ~100% de princípio ativo in situ, ou seja, diretamente no local de aplicação.

Síntese de nanopartículas, emulsões e hidrogéis: formulamos materiais poliméricos inteligentes com aplicações específicas em diversos campos como agricultura, tratamento de efluentes e área biomédica.

Laudos e análises físico-químicas: com emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emitimos pareceres referentes a análises investigativas de amostras comerciais de polímeros para otimização de processos na indústria, projetos para melhoria de ambiente de trabalho e consultoria para montagem de laboratório de análises químicas.

Objetivos

Trabalhar com soluções na área de polímeros e materiais que impactam positivamente no meio ambiente e na sociedade, disseminando boas práticas de sustentabilidade em empresas de diversos setores.

Disponibilizar novas rotas, metodologias, equipamentos e processos aplicáveis para reciclagem química e para produção e comercialização dos materiais obtidos.

Contribuir com o desenvolvimento tecnológico no setor de biomateriais, garantindo produtos reconhecidos no mercado.

Minimizar os impactos ambientais negativos em relação aos descartes de polímeros plásticos.

Produzir artigos, patentes, teses e livros para a comunidade científica.

Alinhar-se aos ODS da ONU (6, 8, 9, 11, 12, 14, 15, 17).

Beneficiar sociedade, economia e meio ambiente com inovação, geração de empregos e sustentabilidade.

Consultorias

Consultoria em verificação e otimização de processos e reações químicas.

Consultoria na concepção e implementação de laboratórios químicos, incluindo planejamento, organização e instalação de equipamentos conforme normas técnicas e de segurança.

Serviços

Caracterização e identificação de polímeros por análises térmicas, difração de raios-X e espectroscopia no infravermelho.

Visitas técnicas com assistência técnica e operacional.

Inventário descritivo de resíduos industriais Classe 1, com propostas para análise e caracterização laboratorial.

Desenvolvimento de PGRS para resíduos das classes I, IIA e IIB.

Clientes

Plascobril Embalagens Plásticas Flexíveis
Sucatas Batista Resíduos Industriais
Fadel Comunicação Visual
Mechlor Geradores de Hipoclorito de Sódio

Parceiros

HSensor
Over do Brasil
Letícia Bonkovoski
Dr. Adonilson Freitas (Unioeste)
Dr. Eduardo Radovanovic (UEM)
Químico Ozenaldo Augusto Sales (Setor privado)

Integrantes

Bárbara Sthéfani Caldas
Cátia Santos Nunes

Logo da empresa Rinaldi Research Group
Áreas de Atuação

Nosso grupo de pesquisa atua fortemente no desenvolvimento tecnológico de materiais avançados sustentáveis com duas vertentes, sendo elas:

- Desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadores na área de materiais porosos e funcionais, utilizando resíduos e biomassa como matéria-prima principal.

- Desenvolvimento de hidrogeis funcionais, para aplicações em vertentes de saúde (liberação controlada e regeneração de tecidos – pele artificial), ambiental (filtros e liberação de insumos agrícolas).

Objetivos

Nossos objetivos estão de acordo com a química sustentável e podem assim ser descritos:

- Desenvolvimento Sustentável: Criar soluções a partir de resíduos e biomassa para a produção de hidrocarvões ativados e hidrogeis funcionais.

- Tratamento de Águas e Efluentes: Oferecer produtos altamente eficientes para o tratamento de águas e efluentes, contribuindo para a preservação e a recuperação dos recursos hídricos.

- Sustentabilidade Ambiental: Promover a sustentabilidade ambiental por meio da reutilização de resíduos e da prestação de consultoria especializada em gestão e destinação de resíduos industriais.

- Liberação Controlada: Desenvolver hidrogeis funcionais que possam ser explorados na agricultura focado na liberação controlada de insumos agrícolas e no acondicionamento de solos.

- Sistemas regenerativos: Desenvolvimento de sistemas aplicados ao processo de selfhealing, com intuito de obter materiais autoregenerativos.

- Sistemas de liberação controlada de fármacos e nutracêuticos.

Projetos

Hidrocarvões Ativados:Pesquisa e desenvolvimento de hidrocarvões ativados a partir de cascas de pinhão, cascas de noz-pecã, bitucas de cigarros e outras biomassas oriundas de resíduos agroindustriais.

Desenvolvimento de hidrogeis e membranas:Desenvolvimento de híbridos multifuncionais com propriedades auto-regenerativas para recuperação de tecidos biológicos, liberação controlada de fármacos e membranas específicas.

Desenvolvimento de materiais inorgânicos:Desenvolvimento de materiais inorgânicos porosos baseados em SBAs, MOFs e MCMs, com a finalidade de armazenamento de gás e reaproveitamento de resíduos.

Prêmios e Patentes

Premiação e Patente: A patente e produção de hidrocarvão ativado a partir de bitucas de cigarro, reconhecida com o Prêmio de Patente do Ano em 2023.

Consultoria em Resíduos

Consultoria especializada em gestão e destinação correta de resíduos industriais.
Hidrogéis Funcionalizados: Desenvolvimento de hidrogéis funcionalizados para liberação controlada fármacos, materiais regenerativos, com aplicações em saúde, agricultura e vertente do meio ambiente.

Materiais

Hidrocarvões Ativados:Hidrocarvões são materiais porosos obtidos a partir de processos hidrotérmicos, onde resíduos orgânicos são submetidos a altas temperaturas em ambiente aquoso, resultando em materiais ricos em carbono com alta capacidade de adsorção. Estes materiais são amplamente utilizados em processos de purificação e tratamento de águas e efluentes.

Hidrogéis:Hidrogeis são redes tridimensionais de polímeros que possuem a capacidade de absorver e reter grandes quantidades de água ou outros fluidos. Quando funcionalizados, esses materiais podem ser utilizados para a liberação controlada de substâncias, como fertilizantes ou medicamentos, de forma lenta e precisa.

Materiais Porosos:Materiais que possuem uma estrutura interna com uma rede geralmente organizada de poros, aumentando a área superficial e a capacidade de adsorção, característica fundamental para aplicações em filtração, catalisadores e adsorventes.

Parceiros

Antares Reciclagem
Hope Process
Marilli Hidrocarvões Ativados

Integrantes

Rogério dos Santos Maniezzo
Denys Marcel de Moraes Fertonani
Dirceu Ikaro Silva Rocher
Mariana de Oliveira Dacie
Maria Vitória Gozi Usuna
Hugo Henrique Carline de Lima
Marcos Rogério Guilherme
Andrelson Wellington Rinaldi
Jaqueline de Carvalho Rinaldi

Logo da empresa Energias Inteligentes
Áreas de Atuação

O GDT Energias Inteligentes atua fortemente na busca de inovações voltadas para:

- Desenvolvimento de soluções sustentáveis em novos materiais para a coleta de energia limpa.
- Desenvolvimento de Soluções sustentáveis para a construção de dispositivos de coleta e conversão de energia limpa.
- Desenvolvimento de soluções sustentáveis para promover o uso racional de energia e matérias primas.

Objetivos

Os objetivos do GDT Energias Inteligentes estão diretamente ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), como segue:

ODS 6 – Água Potável e Saneamento
Criar soluções que levem o melhoramento de processos, com foco no uso racional de energia

ODS 7 – Energia Limpa e Acessível
Criar soluções em coleta e conversão de energia limpa, com foco no desenvolvimento de novos materiais e dispositivos

ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
Construir um ecossistema colaborativo e criativo para propiciar inovações à indústria de energia limpa, visando o desenvolvimento sustentável

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
Criar soluções que levem ao uso racional de energia e matérias primas, visando o desenvolvimento sustentável

ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
Criar soluções inovadoras em coleta, conversão de energias limpas e uso racional de energia que contribuam efetivamente para mitigar os efeitos advindos das mudanças climáticas.

Patentes

Motor do tipo tesla puramente magnético
Descrição: motor destinado a transformação de energia térmica em energia mecânica/elétrica explorando a transição de fases de um material magnético e sua interação com um ímã permanente.
Aplicação: utilização da energia térmica à baixa temperatura, como energia solar ou rejeitos térmicos industriais, para a produção de potência mecânica ou energia elétrica.
Diferenciais: (1) utilização de um circuito magnético (ímã permanente) em uma configuração que possui duas regiões de alto campo magnético; (2) utilização de trocadores de calor do tipo leito poroso, os quais propiciam maior taxa de transferência de calor entre o fluido e o material magnético.
Número no INPI: BR2020190225926

Dispositivo para medição de difusividade térmica de materiais sólidos
Descrição: equipamento que permite o uso de um método simples para obtenção de difusividade de materiais isolantes e materiais condutores térmicos, em um equipamento compacto, de baixo custo e de fácil operação.
Aplicação: determinar a difusividade térmica de diferentes materiais sólidos isotrópicos, tais como a grande maioria dos polímeros, cerâmicas, metais e compósitos. A difusividade térmica média pode ser aproximada também para materiais heterogêneos e anisotrópicos com o auxílio de métodos numéricos.
Diferenciais: (1) não utiliza fontes luminosas (como lasers e lâmpadas de infravermelho); (2) não necessita de um corpo de prova padrão com propriedades térmicas conhecidas para obtenção da difusividade térmica da amostra (com diferentes geometrias permitidas) em análise.
Número no INPI: BR2020240046132

Dispositivo para medição de propriedaes térmicas de polímeros e compósitos
Descrição: Esse equipamento de medição consiste em um conceito simples, compacto e de baixo custo, no qual, uma pastilha termoelétrica fornece calor a uma amostra de propriedades térmicas desconhecida. O fluxo de calor é transferido desta amostra para um corpo padrão com parâmetros de condutividade e densidade pré-determinados.
Aplicação: Obtenção da condutividade térmica, difusividade térmica e calor específico de polímeros e compósitos.
Diferenciais: Um equipamento que pode realizar estas medidas de propriedades térmicas a partir de uma unidade simples, compacta e isolada, o que facilita a sua alocação em qualquer laboratório ou indústria, ou até mesmo o seu deslocamento para medição em diferentes situações de campo.
Número no INPI: BR2020210212808

Secador térmico para fuso aquecido
Descrição: Equipamento secador horizontal destinado ao transporte e secagem por meio da passagem de gás ou vapor em temperatura elevada no interior do fuso, trocando calor de forma indireta por condução ou de forma direta e indireta, por condução e convecção.
Aplicação: Secagem de sólidos ou líquidos empregados em processos industriais.
Diferenciais: O equipamento é modular, já que é possível alterar suas dimensões e, consequentemente, sua capacidade de secagem, permitindo que o secador atenda à diferentes demandas e opere em diferentes escalas de produção.
Número no INPI: BR2020120074023

Regenerador mecanocalórico compressivo
Descrição: Este regenerador possui um conjunto para aplicação de pressão de forma alternada no material mecanocalórico compressivo introduzido na matriz regenerativa e um sistema de controle de parâmetros capaz de fornecer as condições ideais de monitoramento e armazenamento dos dados desejados durante a análise, como temperatura, tempo de aplicação e alívio de pressão, pressão e vazão do fluido de troca térmica (HTF) na entrada e na saída.
Aplicação: Atuar como bomba de calor ou refrigerador em processos indistriais.
Diferenciais: Utiliza de um refrigerante em estado sólido, explorando suas propriedades barocalóricas de interesse. As características desse refrigerante envolvem um baixo potencial para aquecimento global, uma vez que, não emite gases nocivos ao meio ambiente.
Número no INPI: BR202022020030

Dispositivo fotovoltaico composto por BiFeO3-PbTiO3,um materias com estrutura perovskita
Descrição: dispositivo de coleta de energia solar fotovoltaica composto de filmes finos policristalinos mono e multicamadas, à base do óxido multifuncional BiFeO3-PbTiO3.
Aplicação: construção de dispositivos coletores de energia solar fotovoltaica na forma de painéis e placas.
Diferenciais: dispositivo de fácil montagem, elevado rendimento na conversão de energia solar em energia elétrica, alta estabilidade térmica, robustez e resistência a intempéries.
Número no INPI: BR10202101025

Consultorias

Consultoria especializada em gestão de recursos energéticos.
Consultoria voltada ao emprego de práticas que levem ao uso racional de energia.
Consultoria para o desenvolvimento de novos equipamentos/dispositivos.

Parceiros

HSensor
Smart Research Lab
NAPI Energia Zero Carbono
Smart Sensor Design

Integrantes

Cléber Santiago Alves
Eduardo Radovanovic
Flávio Clareth Colman
Gustavo Sanguino Dias
Ivair Aparecido dos Santos
Luiz Fernando Cótica
Sandro Rogério Laustenschlager
Sílvia Luciana Fávaro Rosa

Logo da empresa Bioquímica de Plantas
Áreas de Atuação

O EFP atua na pesquisa, desenvolvimento e inovação de formulações agroquímicas ecoamigáveis que induzem características de interesse em plantas.

Promotores de sacarificação: desenvolvimento de princípios ativos para a formulação de agroquímicos que quando pulverizadas em culturas jovens como cana-de-açúcar, milho, soja ou capins, entre outras, induzem alterações de longo prazo na biossíntese e arquitetura da parede celular vegetal aumentando a digestibilidade dos resíduos lignocelulósicos. Esta tecnologia aumenta a produção de etanol de segunda geração (etanol de celulose), bem como o poder nutricional de forrageiras e silagens utilizadas como volumoso para a produção de proteína animal.

Aceleradores de crescimento: criação de agroquímicos contendo semioquímicos e fertilizantes capazes de aumentar a área foliar e a velocidade de crescimento de mudas para o reflorestamento e a arborização urbana e com recuperação de pastagens degradadas.

Indutores de lignina: formulação de produtos contendo princípios ativos capazes de estimular a lignificação de culturas para evitar o acamamento e a quebra de haste, reduzir a incidência de patógenos, pragas e proteger as sementes e grãos contra o dano mecânico e o apodrecimento.

Herbicidas inteligentes: prospecção e desenho racional de princípios ativos sobre novos alvos de ação herbicida. Nossa proposta é selecionar inibidores potentes, porém ecoamigáveis, utilizando nanotecnologia para promover a liberação controlada e assim aumentar a persistência de compostos biodegradáveis que sejam rapidamente metabolizados pelo metabolismo de xenobióticos vegetal e pela microbiota do solo.

Nanotecnologia aplicada à agricultura: estudos de nanotoxicidade e aplicações de nanopartículas e materiais nanoestruturados como aditivos para aumentar o tempo de persistência de semioquímicos, herbicidas mineralizáveis, fertilizantes.

Objetivos

Nossa missão é fazer ciência para gerar conhecimento necessário para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis na área de fisiologia vegetal, nanotecnologia e formulação de adjuvantes para a formulação de agroquímicos de última geração. Nossos objetivos estão alinhados como os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

ODS 6 – Água Potável e Saneamento
Criar soluções que levem o melhoramento de processos, com foco no uso racional de energia

ODS 7 – Energia Limpa e Acessível
Criar soluções em coleta e conversão de energia limpa, com foco no desenvolvimento de novos materiais e dispositivos

ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
Construir um ecossistema colaborativo e criativo para propiciar inovações à indústria de energia limpa, visando o desenvolvimento sustentável

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
Criar soluções que levem ao uso racional de energia e matérias primas, visando o desenvolvimento sustentável

ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
Criar soluções inovadoras em coleta, conversão de energias limpas e uso racional de energia que contribuam efetivamente para mitigar os efeitos advindos das mudanças climáticas.

Patentes

Uso de composto biodegradável indutor de lignificação para controle de porte e promoção de proteção contra estresses bióticos e abióticos em plantas cultivadas.

Métodos de alteração da estrutura da parede celular de plantas
Patente: Privilégio de Inovação.
Número do registro: BR10201702383
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Instituições financiadoras: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Universidade Estadual de Maringá, Rothamsted Institute.
MOLINARI, HBC; DOS SANTOS, WD; KOBAYASHI, AK; MITCHELL, RAC; CUNHA, BADB; CAMPANHA, RB; MARTINS, PK; OLIVEIRA, PA; PELLNY, TK; FREEMAN, J; BARRETO, GE; FERRARESE-FILHO, O; MARCHIOSI, R; FERRO, AP.

Processo de extração de ácido chiquímico a partir de plantas Calophyllum brasiliense
Patente: Modelo de Utilidade.
Número do registro: BR10201601536
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
FERRARESE FILHO, O; MARCHIOSI, R; RAMOS, AMD; CONSTANTIN, R; DOS SANTOS, WD; FERRO, AP; ZARA, RB; CONSTANTIN, R

Engenharia Fisiológica
Patente: Privilégio de Inovação
Número do registro: BR00201100957339
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Instituição(ões) financiadora(s): Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP), Universidade de São Paulo.
DOS SANTOS, WD; M. S. BUCKERIDGE

Composição herbicida com mecanismo de ação sobre a via dos fenilpropanoides
Patente: Privilégio de Inovação
Número do registro: BR1020180763407
ANTUNES, R. S. P. ; SINZKER, R. C.; TEIXEIRA, A. F.; OLHER, V. G.; DOS SANTOS, WD; VALENTE, L. D. ; SILVAJUNIOR, E. J

Processo de Produção de Compostos Fenólicos e Sistema Enzimático
Patente: Privilégio de Inovação
Número do registro: BR10201200120
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Instituição(ões) financiadora(s): Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron
Squina, F. M.; dos Santos, WD; DAMASIO, A. R. L. ; CITADINE, A. P. ; BRAGA, C. M. P.; PAIVA, L. B.; SEGATO, F

Otimização de processo de obtenção de ASL e desenvolvimento de produto regulador de crescimento para cana-de-açúcar
Patente: Privilégio de Inovação
Número do registro: BR1020130101761
Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial
POMINI, A. M.; FERRARESE FILHO, OSVALD; SILVA, C. C.; ALVES, V. G.; SANTIN, S. M. O.; DOS SANTOS, WD; TEIXEIRA, A. F.; CHIAVELLI, L. U. R.; SOUZA, A. G.

Consultorias

Consultoria para o desenvolvimento de soluções da produção de soluções para os gaps de produtividade na biofábrica do Centro de Tecnologia Canavieira por meio da engenharia fisiológica

Parceiros

INCT do Bioetanol
Fortgreen
Research Center in Greenhouse Gas Innovation/Shell
Universidade de São Paulo
Centro de Tecnologia Canavieira

Integrantes

Pesquisadores sênior:
Ana Paula Ferro
Josiane Abraão
Osvaldo Ferrarese Filho
Paulo Sergio Alves Bueno
Marco Aurélio Schüller de Oliveira
Rodrigo Polimeni Constantin
Rogério Marchiosi
Wanderley Dantas dos Santos

Parceiros da iniciativa privada:
Guilherme Barbosa Florentino
Fábio Vieira Salatta
Wagner Mansano Cavalini
Rhuan Ribeiro dos Reis

No Hub de Inovação Fronteira, nossos Grupos Tecnológicos são o coração da criatividade e da colaboração. Reunimos profissionais, estudantes e pesquisadores de diferentes áreas para explorar novas ideias, desenvolver soluções inovadoras e transformar conhecimento em tecnologia aplicada.

Cada grupo atua em projetos que vão desde o desenvolvimento de softwares e dispositivos inteligentes até iniciativas em sustentabilidade, saúde e cidades conectadas. Aqui, você encontra um espaço para aprender, experimentar e crescer, compartilhando experiências e construindo redes de colaboração que ultrapassam fronteiras.

Junte-se a nós e faça parte de uma comunidade que transforma desafios em oportunidades e ideias em impacto real. No Hub de Inovação Fronteira, a tecnologia é feita para conectar pessoas e transformar o futuro.

Minha Logo

Minha Logo

Contato

✉️ hub@uem.br

Redes Sociais

fab fa-linkedin
fab fa-square-facebook